Monitoramento do Clima Organizacional

Objetivo

Capacitar os participantes para planejar, aplicar, analisar e utilizar os resultados de pesquisas de clima organizacional de forma estratégica, ética e integrada à cultura, comunicação e engajamento da instituição.

Outras informações

Gestores, analistas de RH, profissionais de comunicação organizacional, consultores internos, lideranças intermediárias e equipes envolvidas em processos de diagnóstico organizacional e melhoria de clima.

Aulas dialogadas, estudos de caso, simulações de devolutiva, debates e uso de plataformas digitais para coleta e visualização de dados.

Conteúdo Programático

Objetivos específicos:

  • Compreender os conceitos de clima e cultura organizacional e suas diferenças.
  • Identificar as funções estratégicas de uma pesquisa de clima no contexto da gestão de pessoas.
  • Reconhecer os cuidados éticos e comunicacionais envolvidos na decisão de aplicação.

Conteúdos:

  • Clima organizacional: conceito, funções e limites.
  • Cultura organizacional e seu impacto no clima.
  • Fatores de credibilidade: sigilo, anonimato e ética.
  • Quando aplicar e quando adiar uma pesquisa.
  • Atividade prática: Análise de caso de uma instituição com problemas de confiança organizacional.

Objetivos específicos:

  • Conhecer diferentes modelos de análise de clima.
  • Diferenciar abordagens quantitativas, qualitativas e híbridas.
  • Explorar tendências em pesquisas digitais e uso de analytics.

Conteúdos:

  • Modelos clássicos (Litwin & Stringer, Denison, Likert, GPTW).
  • Pesquisas híbridas e triangulação de dados.
  • Pesquisas pulsadas (“pulse surveys”) e inteligência analítica.
  • Clima, engajamento e Employee Experience.
  • Atividade prática: Mapeamento comparativo de modelos de clima e suas dimensões.

Objetivos específicos:

  • Estruturar o projeto de pesquisa com foco estratégico.
  • Definir escopo, amostragem, cronograma e stakeholders.
  • Integrar a comunicação interna ao processo de sensibilização.

Conteúdos:

  • Etapas do planejamento.
  • Critérios de segmentação e representatividade.
  • Estratégias de mobilização e comunicação com equipes.
  • Gestão de riscos e expectativas.
  • Atividade prática: Elaboração de plano de projeto para uma pesquisa de clima.

Objetivos específicos:

  • Elaborar questionários alinhados às dimensões estratégicas da organização.
  • Formular itens válidos, neutros e compreensíveis.
  • Integrar instrumentos quantitativos e qualitativos.

Conteúdos:

  • Estrutura do questionário: blocos temáticos e escalas.
  • Linguagem e neutralidade dos itens.
  • Pré-teste e validação.
  • Uso de plataformas digitais de coleta.
  • Atividade prática: Construção coletiva de questionário e simulação de pré-teste.

Objetivos específicos:

  • Realizar tratamento estatístico e análise descritiva.
  • Categorizar e interpretar dados qualitativos.
  • Identificar padrões e cruzamentos significativos.

Conteúdos:

  • Percentuais de favorabilidade e dispersão.
  • Tabelas, gráficos e dashboards.
  • Análise de discurso e categorização temática.
  • Ferramentas digitais de análise (Excel, Power BI, NVivo etc.).
  • Atividade prática: Interpretação de resultados simulados e elaboração de painéis visuais.

Objetivos específicos:

  • Comunicar os resultados de forma ética, transparente e motivadora.
  • Construir narrativas visuais e relatórios compreensíveis para públicos diversos.
  • Evitar ruídos e resistências no processo de devolutiva.

Conteúdos:

  • Estratégias de devolutiva: o que, como e para quem comunicar.
  • Storytelling e visualização de dados.
  • Postura das lideranças durante a divulgação.
  • A devolutiva como momento de escuta.
  • Atividade prática: Simulação de apresentação de resultados para a alta gestão e para os colaboradores.

Objetivos específicos:

  • Converter os achados em planos de melhoria.
  • Estabelecer indicadores e responsabilidades.
  • Criar mecanismos de acompanhamento contínuo.

Conteúdos:

  • Elaboração de planos de ação SMART.
  • Oficinas participativas de priorização de temas críticos.
  • Monitoramento e feedback contínuo.
  • Relação entre clima, liderança e cultura organizacional.
  • Atividade prática: Oficina de elaboração de plano de ação e indicadores de acompanhamento.

Objetivos específicos:

  • Explorar o futuro das pesquisas de clima.
  • Refletir sobre clima, bem-estar e ESG.
  • Conhecer possibilidades de uso de IA e análise semântica.

Conteúdos:

  • Ferramentas digitais emergentes.
  • Clima organizacional e sustentabilidade humana.
  • Inteligência artificial e análises de texto livre.
  • Benchmarking e melhores práticas.
  • Atividade prática: Discussão guiada: “O futuro das pesquisas de clima nas organizações digitais.”

INVESTIMENTO

R$ 2.190,00

*Por inscrição
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Data:
22 a 26 e 29 de junho 2026

Horário:
14h00 às 18h00

Carga horária:
24 horas

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