- 19, 24, 27 e 28 de novembro
- 24 horas
- Modalidade - EAD
Workshop Planejamento Estratégico no Judiciário
Apresentação
O atual ciclo estratégico do Poder Judiciário (2021–2026) se aproxima do fim, e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já iniciou os preparativos para a construção da nova Estratégia Nacional 2027–2032.
Esse é um momento crucial para avaliarmos os avanços, identificarmos oportunidades de melhoria e alinharmos nossas ações aos novos desafios que estão por vir.
Pensando nisso, a Conexxões Educação, em parceria com especialistas com ampla experiência prática, elaborou um workshop de Planejamento Estratégico voltado ao novo ciclo, com enfoque em competências aplicáveis ao contexto do Judiciário.
Objetivo
O workshop tem o objetivo de desenvolver e/ou aprimorar competências necessárias à participação ativa em ciclos de planejamento estratégico de órgãos do Poder Judiciário, em alinhamento com o macrodesafios do CNJ e das Diretrizes Estratégicas Nacionais do Poder Judiciário, bem como para a definição e implantação de sistemática eficaz e eficiente de acompanhamento e avaliação de resultados e tomada de decisões assertivas para a efetividade da consecução do planejamento estratégico.
Outras informações
Ao final do curso planeja-se que os participantes desenvolvam como principais competências:
- Saber promover discussões e análises estratégicas de cenários externos e internos, bem como de stakeholders, para fins de desenvolver o conhecimento e o senso crítico para a definição de planos estratégicos com objetivos estratégicos alinhados e assertivos.
- Saber definir objetivos estratégicos e traduzi-los em iniciativas estratégicas factíveis e capazes de produzir os resultados esperados, por meio de programas, projetos, planos de ação e/ou ações específicas.
- Saber definir ações e resultados concretos no âmbito tático-operacional, engajando e comprometendo os profissionais das equipes no alcance dos resultados.
- Saber aplicar métodos e adotar sistemática para a implantação e gerenciamento do processo de acompanhamento e a avaliação de resultados por meio de Indicadores ESTRATÉGICOS e TÁTICOS (KPI), incluindo a definição, apuração, análise de indicadores e a tomada de decisões para retroalimentação do processo.
A proposta prevê o modelo workshop, por meio de abordagem teórico-prática, em que a instrutora tratará os aspectos práticos da realização de um ciclo de planejamento estratégico e seus desdobramentos, apresentando e aplicando ferramentas, técnicas e estratégias de comunicação específicas para cada etapa, considerando a lógica de “aprender fazendo” por meio de exercícios e simulações.
A metodologia prevê aulas on-line síncronas, utilizando aplicativo de videoconferência. O material didático (slides, textos e templates das atividades práticas de aprendizagem) deve ser disponibilizado com antecedência para todos os participantes e será compartilhado durante o workshop por meio de slides, durante as explicações.
Os participantes poderão realizar perguntas via chat ou microfone, tendo a possibilidade de fazerem, de viva voz, pedidos de esclarecimento, complementação ou mesmo darem depoimentos de experiências vivenciadas sobre os temas abordados.
A vivência prática dos conteúdos será realizada pelo instrutor ao orientar os participantes a elaborarem as atividades de aprendizagem sobre os temas abordados, em grupos formados virtualmente, utilizando os templates (formulários) disponibilizados previamente no material didático.
As atividades de aprendizagem prática serão elaboradas a partir de informações disponibilizadas pelo cliente sobre o seu planejamento estratégico ou informações relativas ao seu desempenho. Essas informações e/ou documentação devem ser disponibilizadas com antecedência de, no mínimo, 15 dias, para que possa ser customizada visando ter aderência à realidade da organização.
O foco principal dessas atividades de aprendizagem será fazer com que os participantes saibam compreender, conduzir e/ou ter uma participação qualificada nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico na organização em que atuam.
Conteúdo Programático
1. Desafios e etapas fundamentais para o sucesso de um ciclo de planejamento estratégico em órgãos da Justiça, alinhado aos macrodesafios e diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ):
- Levantamento de cenários, definição dos direcionadores estratégicos, objetivos estratégicos e desdobramentos em iniciativas estratégicas;
- Principais ferramentas aplicáveis ao planejamento estratégico: brainstorming, workshops, grupos focais, pesquisas;
- Estratégia internas de mobilização e engajamento das equipes para o ciclo de planejamento estratégico.
2. A importância e os métodos para o levantamento de informações e necessidades sobre os diferentes perfis de stakeholders (partes interessadas) para a elaboração do planejamento estratégico:
- aplicação de questionários, estruturados e semiestruturados;
- entrevistas e/ou aplicação de pesquisas;
- análise e emissão de relatório sobre os stakeholders.
3. Como analisar criticamente, realinhar e decidir sobre manutenção ou revisão da identidade organizacional: propósito, missão, visão, valores, diretrizes, atributos de valor.
4. Levantamento e análise de cenários externo e interno para composição de um diagnóstico estratégico como referência para um planejamento estratégico eficaz e efetivo:
- Aplicação de métodos para o levantamento de cenários: informações retrospectivas e prospectivas (tendências), considerando fatores políticos, orçamentários, regulamentares, tecnológicos, gestão de riscos, gestão da qualidade e outros aplicáveis aos cenários da organização;
- Aplicação de ferramentas de análise e priorização dos fatores dos cenários;
- Análise de riscos e oportunidades a partir dos cenários.
5. Definição de objetivos estratégicos a partir da análise das informações dos cenários e dos stakeholders para compor o plano estratégico da organização:
- decisão e redação de objetivos estratégicos inteligíveis;
- desenho do mapa estratégico e inter-relacionamento claro entre objetivos;
- alinhamento dos objetivos estratégicos ao ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU;
- definição de indicadores estratégicos de desempenho dos objetivos;
- definição de metas estratégicas por objetivo, adotando a lógica S.M.A.R.T.
6. Desdobramento dos objetivos em portfólio de iniciativas estratégicas e sua tradução para o nível tático-operacional (programas, projetos, planos de ação e ações específicas)
- Realização de inventário para reavaliação e redefinição da carteira vigente e novas iniciativas estratégicas para o próximo ciclo.
- Definição de iniciativas para os níveis tático e operacional, em resposta às iniciativas estratégicas.
7. Alinhamento dos objetivos e iniciativas do planejamento estratégico à Cadeia de Valor da organização.
8. Planejamento, implantação e/ou evolução do macroprocesso e processos de Medição, Acompanhamento e Avaliação do desempenho do planejamento estratégico e seus desdobramentos.
Principais dimensões aplicáveis à gestão do desempenho organizacional.
INVESTIMENTO
R$ 2.190,00
Data:
19, 24, 27 e 28 de novembro de 2025
Carga horária:
24 horas-aula
Horário:
🕣 19/11 - das 13 às 16h (aula de 3h) e dias 24, 27 e 28/11 - das 10h às 12h e das 13 às 18h (aulas de 7h)
Investimento
R$ 2.190,00