- 05 a 08 de agosto de 2024
- 20 horas
- Modalidade - Cursos EAD
Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG
Apresentação
O Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências necessárias às funções de liderança, no âmbito da governança organizacional, do planejamento, monitoramento e avaliação de resultados, da análise e tomada de decisões, da gestão por/de processos e sua qualidade e da comunicação interpessoal entre líderes e liderados.
Objetivo
Ao final do programa, pretende-se que os participantes tenham desenvolvido como principais competências:
- Compreender o significado e a aplicação da Governança Corporativa, visando despertar o senso crítico quanto à importância de fortalecer as políticas e práticas de governança na sua organização e sua inter-relação com os macroprocessos da gestão.
- Conhecer e compreender a origem, os princípios e as aplicações do Movimento Ágil e seus frameworks associados à gestão da inovação (Design Thinking); ao planejamento estratégico e de projetos (OKR – Objectives and Key Results; framework CANVAS); e ao monitoramento e avaliação do desempenho (framework Scrum e Lean Agile) em projetos, processos e na organização em geral.
- Compreender e saber aplicar a Gestão por/de Processos, sob a ótica da função de líder, desenvolvendo a capacidade de: conhecer os níveis de maturidade organizacional em Gestão por Processos; identificar e reconhecer a inter-relação entre macroprocessos e processos de ponta a ponta; reconhecer e saber participar de forma contributiva das etapas de modelagem, análise crítica, desenho, documentação e monitoramento/avaliação do desempenho dos processos sob sua responsabilidade ou que tenha interfaces.
- Compreender a importância e saber aplicar métodos para o monitoramento e a avaliação de resultados por meio de Indicadores (KPI), incluindo a definição, apuração, análise de indicadores e o processo de tomada de decisões.
- Reconhecer a importância, identificar e compreender a aplicação de práticas relevantes da Gestão da Comunicação em ambiente organizacional que envolvam o papel do líder.
Conteúdo Programático
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Módulo I – A Governança corporativa e o papel do líder
- Aspectos gerais sobre Governança Corporativa: conceitos, princípio e funções.
- Principais diferenças entre governança e gestão
- Principais etapas para a implantação / consolidação da Governança Corporativa nas organizações
- Estrutura organizacional para governança e suas responsabilidades
- Ecossistema organizacional
- Mapeamento e relacionamento com partes interessadas (stakeholders).
- Requisitos legais, normativos e de usuários/clientes
- Gestão Estratégica
- Gestão de Riscos
- Compliance: aplicações de controles internos, auditoria, accountability e transparência
- Gestão da imagem organizacional
- Adoção do ESG - Environmental, Social and Corporate no ambiente corporativo
- Dimensões do ESG e suas aplicações
- ESG e sua interação com a gestão estratégica e gestão de riscos
- ESG e seus impactos na imagem institucional perante a Sociedade.
Carga horária: 4 horas
Módulo II – Aplicações de frameworks Agile para lideranças
- O processo de Inovação nas organizações: uma visão geral
- Conceitos e diretrizes em inovação segundo o Manual de Oslo.
- Classificação e tipos de inovação.
- Importância e propósitos da inovação para as organizações e a sociedade.
- O Manifesto Ágil: sua origem, seus princípios e o novo mindset Business Agility das lideranças
- Gestão ágil X Gestão tradicional
- Principais frameworks Agile e suas aplicações nas organizações
- Design Thinking com foco no desenvolvimento de inovações: o que é e como pode agregar valor ao desempenho das organizações.
- OKR (Objectives and Key Results): como estabelecer objetivos e resultados-chaves e realizar o seu monitoramento e avaliação no âmbito corporativo e de projetos, utilizando modelo Agile.
- SCRUM: modelo de monitoramento e avaliação do desempenho em projetos, processos e na organização em geral
- LEAN AGILE: uma visão geral de sua aplicação na gestão
Carga horária: 4 horas
Módulo III – A Gestão de/por Processos aplicável a lideranças
- Propósitos e estratégias organizacionais como lastro para a arquitetura de processos de organização:
- Como conhecer e ter domínio sobre os processos de Governança e Gestão
- Estabelecimento da Cadeia de Valor
- Identificação e definição de clientes e demais stakeholders externos e internos, suas necessidades e expectativas, com uso da ferramenta Matriz de Stakeholders.
- Conhecimento e integração entre a Gestão Estratégica e a Gestão por Processos: direcionadores estratégicos (missão, visão e valores) e mapa estratégico como referências para o fluxo de valor representado pelo framework da Cadeia de Valor.
- Aspectos gerais sobre o workflow das principais etapas para a Gestão por Processos e a Gestão de Processos: modelagem, análise, desenho, documentação, monitoramento e avaliação de desempenho de processos.
- Estrutura de governança em Gestão por Processos e o papel das lideranças: escritório de processos, sponsors, gestores de processos, analistas de processos e afins.
Carga horária: 4 horas
Módulo IV – O papel do Líder na medição, monitoramento e avaliação do desempenho organizacional e na tomada de decisões
- Principais dimensões aplicáveis à gestão do desempenho organizacional.
- Aspectos teórico-práticos para o estabelecimento de indicadores voltados ao monitoramento e avaliação do desempenho organizacional e das equipes
- Conceitos e diferença entre dados, indicadores e informações
- Conceitos, objetivos e classificação de indicadores por nível (estratégico, tático e operacional), tipos (tendência e resultados) e natureza
- Conceitos e aplicações de métrica, índice, coeficiente e taxa
- Definição de objetivos e metas, a partir do uso da ferramenta S.M.A.R.T.
- Estruturação de ciclos de monitoramento e avaliação de desempenho estratégico e tático, baseados em indicadores, com análises e correlação de resultados voltados à tomada de decisões.
- O fluxo do processo decisório: identificação da situação problema ou alvo, coleta das informações, o processo de síntese a partir das informações, a tomada de decisão em si, a operacionalização das ações e o monitoramento e avaliação dos resultados da decisão.
- Como identificar corretamente os principais problemas da organização em suas diversas instâncias
- O processo de análise das informações e síntese como embasamento para a tomada de decisões, com o uso de ferramentas de gestão
- A tomada de decisão, o planejamento e a implantação/implementação das correções e ações corretivas para a solução de problemas
- Monitoramento dos resultados e retroalimentação das decisões e ações propostas.
Carga horária: 4 horas
Módulo V – O papel do Líder na gestão da Comunicação Organizacional
- A comunicação interna e externa nas organizações e a prática da Comunicação assertiva e não-violenta (CNV).
- Principais conceitos, técnicas e instrumentos de comunicação verbal e não verbal.
- Planejamento da comunicação corporativa com foco em lideranças: como lidar com a diversidade do público alvo e selecionar as melhores técnicas e instrumentos.
- Inovações em mídias, tecnologias e linguagens e suas interfaces com a comunicação organizacional: como lidar com os canais digitais e comunicação a distância (modelo home office ou híbrido).
- Saber dar e receber feedback
- Como se preparar para dar feedback
- Como conduzir o processo de dar feedback: atitudes e estratégias
Carga horária: 4 horas
INVESTIMENTO
R$ 1.790,00
*Por inscrição
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Data:
05 a 08 de agosto de 2024
Carga horária:
20 horas-aula
Horário:
14h às 18h
Indique o Curso:
Investimento
R$ 1.790,00
*Por inscrição
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