Programa de Desenvolvimento de Gestores – PDG 2025

Apresentação

As organizações públicas – e, principalmente, suas lideranças – estão sendo chamadas a atuar em contextos cada vez mais desafiadores.  Uma das questões mais prementes é, justamente, o entendimento sobre o novo papel das lideranças e a melhoria da comunicação entre líderes e liderados, competência transversal que impacta diretamente as relações interpessoais, bem como a segurança psicológica no ambiente profissional, afetando não apenas a ambiência no local de trabalho, mas, também, o alcance de metas.

As antigas competências para liderar já não são o bastante: e é importante criar oportunidades de estudar e praticar sobre todos esses temas, bem como elevar o nível de autoconhecimento das lideranças e compartilhar técnicas para fazer com que conversas difíceis e feedbacks assertivos possam fluir, principalmente com a chegada de uma nova geração ao mercado de trabalho, com novas exigências dialógicas.

Considerando todos esses aspectos, propomos um Programa de Desenvolvimento de Gerências que reconhece e trabalha essas necessidades específicas de desenvolvimento de competências, de forma integrada e consequente, atendendo às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de Tribunais Superiores, para o suporte à Gestão por Competências.

Objetivo

Prover os participantes de conhecimentos atualizados e melhores práticas que os apoiem em sua atuação como líderes, estimulando o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais e de ferramentas que auxiliem no gerenciamento de processos e pessoas, bem como no exercício de suas demais atividades.

Outras informações

  • O curso terá 20 h/a de duração, divididos em 5 aulas de 4 horas de duração, e será oferecido de forma síncrona, por meio da plataforma da Conexxões.
  • Os temas que compõem cada módulo serão apresentados de forma instigante, seguindo uma ordem lógica. O que se pretende é favorecer a visão sistêmica dos participantes, mostrando que todos os temas partem de uma perspectiva integrada e holística, estimulando a busca por conteúdos afins para incrementar o crescimento pessoal dos participantes, e como gestores públicos.
  • Para além dos aspectos teóricos abordados, aproximadamente 50% do tempo é empregado em atividades que estimulam a participação (simulações, dramatizações, exercícios práticos e dinâmicas em duplas, trios e grupos). O conteúdo é apresentado de maneira objetiva, assertiva e prática, sem viés acadêmico, perfazendo um todo coerente e respeitando a linguagem do grupo.  O conteúdo apresentado e exercícios práticos propostos buscam favorecer a identificação dos participantes e uma compreensão de que os conteúdos são aplicáveis, dentro da realidade dos participantes.
  • Para alcançar esses objetivos de aprendizagem, a proposta pedagógica sempre prioriza a abordagem interativa e valoriza o compartilhamento e a experiência dos participantes, agentes do que se pretende transformar. O acolhimento e a troca de saberes tende a criar mais flexibilidade e menos resistência às sugestões do que se possa apresentar como necessidade de mudança. Acreditamos que essa condução é muito mais motivadora; reconhece o conhecimento único dos participantes; favorece a intelecção e ajuda a manter o interesse, mesmo no ambiente virtual. O formato estimula a inclusão, o diálogo, a cooperação e a tomada de responsabilidade, promovendo vivencialmente a percepção das vantagens das boas práticas compartilhadas.

Conteúdo Programático

A evolução dos conceitos de lideranças nas organizações e a revisão das expectativas de competência das lideranças. O contexto específico do poder público brasileiro. A nova liderança e suas competências essenciais. A relevância da liderança para o alcance das metas estratégicas. A questão das soft skills e sua importância para o alcance de metas; a migração da liderança do plano tático para o estratégico (com exemplos e estudo coletivo de casos). Processo de Sucessão nas Lideranças Táticas e Estratégicas: Fortalecimento das lideranças nos planos táticos e estratégicos para a melhoria dos resultados e o alcance de metas. Sucessão nas organizações públicas: o uso da mentoria como estratégia de sucesso.  O impacto da transição geracional nas organizações públicas.

A comunicação empática e as relações interpessoais no trabalho: aprofundamento sobre o conceito e aspectos práticos da inclusão. Conversas difíceis e como devem ser compreendidas: negociação e mediação de conflitos no serviço público. Entendimento sobre a dinâmica do conflito e sua mediação, nas organizações. Apresentação dos conceitos da comunicação não-violenta e seus impactos nas relações profissionais e na inclusão (com atividades práticas de simulação e de aplicação da Comunicação Não Violenta na melhoria do feedback e do diálogo entre líder e liderado (com simulação de feedback com base em técnicas de neurosemântica).

Entendendo as origens da discriminação e seus aspectos culturais. Aspectos práticos e legais da cultura da inclusão, no serviço público. Formas pouco reconhecidas de discriminação e exclusão: como reconhecer e combater? Reconhecimento e prevenção das diversas formas de assédio. O que é um ambiente profissional psicologicamente seguro e livre de assédios, quais são suas vantagens e impactos na realidade do serviço público (com simulação de cases comuns no serviço público).

O Cenário da Transformação Digital no Setor Público: o que é Transformação Digital e por que é crucial para o governo? O panorama brasileiro: Iniciativas chave (Plataforma gov.br, Estratégia de Governo Digital), legislação relevante (LGPD no setor público, Marco Legal das Startups e o impacto em compras públicas). Desafios comuns na administração pública: Cultura organizacional, restrições orçamentárias, sistemas legados, resistência à mudança, aquisição de tecnologia. O papel da liderança na condução da mudança digital: Inovação e Novas Abordagens na Gestão Pública; Inovação além da tecnologia: Inovação em processos, serviços e modelos de gestão.

O papel do gestor na identificação de oportunidades e na supervisão de projetos de IA. Governo Aberto: Transparência, participação cidadã e colaboração como motores de inovação. Pensamento de Design (Design Thinking) aplicado a serviços públicos. Metodologias Ágeis (introdução a uma possível utilização de metodologias Scrum/Kanban com foco nas necessidades do cidadão). Aplicação da Inteligência Artificial (IA) desmistificada para gestores públicos: conceitos básicos e intuitivos sobre o que é IA e Machine Learning, potencial para aplicação no serviço público. Desafios éticos e práticos: Vieses em algoritmos, privacidade de dados (LGPD), transparência de decisões automatizadas, necessidade de dados de qualidade.

Instrutores

Eliane Maciel
Eliane Maciel
Consultora associada à Conexxões Educação, com mais de 30 anos de experiência em comunicação empresarial, mediação de conflitos e responsabilidade social. Professora de Comunicação e Sociologia, é especialista em comunicação organizacional e gestão de pessoas, tendo atuado como produtora executiva na TV Firjan. Com ampla atuação na formação de líderes e mediação em grandes organizações como Tribunais Eleitorais, Petrobras e Ministério da Justiça, é também meta-coach e autora de 19 livros.

INVESTIMENTO

R$ 2.190,00

*Por inscrição
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Data:
21 a 25 de julho de 2025

Carga horária:
20 horas-aula

Horário:
08:30 às 12:30

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