- 31 de março a 04 de abril de 2025
- 15 horas
- Modalidade - Área Pública
Power BI Essencial
Apresentação
Transforme seus dados em informações estratégicas Aprenda a criar painéis dinâmicos e interativos para apresentar indicadores de desempenho, acompanhar orçamentos, e analisar os resultados de enquetes e pesquisas. Descubra como integrar dados do Excel, Google Sheets e diversas outras fontes, transformando-os em relatórios claros e impactantes por meio de gráficos, marcadores e tabelas comparativas.
Objetivo
O Power BI combina simplicidade e agilidade, permitindo alta produtividade na criação de relatórios e indicadores. Com ele, você pode desenvolver painéis de forma individual ou colaborativa e compartilhá-los com toda a organização. Além disso, a atualização dos dados é prática e instantânea, garantindo informações sempre atualizadas de maneira fácil e eficiente.
Resultados esperados:
- Agilidade na criação de painéis de indicadores para sua empresa ou departamento.
- Ferramenta ideal para apresentar e compartilhar resultados de enquetes/pesquisas da organização.
- Acesso fácil e remoto aos painéis, disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.
- Atualização contínua das informações de forma prática e eficiente.
- Flexibilidade total para ajustar e aperfeiçoar os painéis sempre que necessário.
Outras informações
Destinado a profissionais de todas as áreas, de empresa pública ou privada; analistas e gestores que buscam criar relatórios e painéis de indicadores para monitoramento, análise de negócios ou apresentação de resultados de enquetes e pesquisas de forma clara e eficiente.
Recomenda-se apenas um conhecimento básico de Excel.
Conteúdo Programático
FUNDAMENTOS DO POWER BI
- Requisitos básicos do Power BI e as diferentes opções disponíveis na ferramenta
- Exploração prática das ferramentas e recursos essenciais do Power BI
- Diferenças entre painéis gerados no Power BI e painéis gerados no Excel
O PRIMEIRO PASSO – IMPORTAR E AJUSTAR OS DADOS
- As opções de importação: Excel, TXT, CSV, etc
- Importação de arquivos e importação de pastas do Windows
- As melhores práticas no momento da importação dos dados
- Formatando e ajustando os dados que serão exibidos no relatório
- Categorizando campos para utilizá-los em mapas e gráficos
ORGANIZANDO E TRATANDO OS DADOS NO POWER QUERY
- Convertendo valores de texto em datas quando necessário.
- Mesclando tabelas para facilitar e organizar os dados importados.
- Substituído e transformando colunas em linhas para possibilitar o uso dos dados.
- Outros recursos úteis do Power Query para transformar e organizar os dados.
RELACIONAMENTO ENTRE AS TABELAS IMPORTADAS
- Conceito de Tabela Fato e Tabela Dimensão.
- Escolhendo o campos e o tipo de relacionamento que será aplicado.
- Criando relacionamentos entre as tabelas.
UTILIZANDO “FUNÇÕES DAX” PARA CAMPOS CALCULADOS
- Adicionando novos campos calculados nas bases de dados.
- Fazendo operações de soma, subtração, multiplicação entre as colunas da tabela.
- Utilizando funções básicas como: MONTH, YEAR, FORMAT, YEARFRAC, SUM, AVERAGE, COUNT, MAX, MIN, LOWER, UPPER, etc
CONSTRUINDO O PAINEL DE INDICADORES
- Conhecendo as características dos elementos visuais do Power BI
- Utilizando tabelas e matrizes de dados.
- Adicionando gráficos de colunas, pizza, etc.
- Adicionado as opções de Segmentação de dados.
- Uso de filtros em Visuais e filtros em páginas.
- Como ativar/desativar e gerenciar as interações filtro entre visuais.
- Como utilizar o recurso Parâmetros para automatizar as visualizações de dados.
- Outras opções de personalização do painel.
PUBLICANDO E DISPONIBILIZANDO OS PAINEIS PARA ACESSO
- As opções de publicação dos painéis.
- Gerando o link de publicação do painel na Web.
- Convertendo o painel em arquivo PDF ou em Slides no Power Point
INVESTIMENTO
R$ 1.690,00
Data:
31 de março a 04 de abril de 2025
Carga horária:
15 horas-aula
Horário:
14:00 às 17:00
Investimento
R$ 1.690,00