Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei 14.133/2021

Uma visão geral sobre as novidades introduzidas pela Lei 14.133/2021

Apresentação

A Lei 14.133/2021 trouxe uma nova estrutura para as licitações e contratos administrativos, impactando diretamente os processos de compras e contratações na administração pública. Este curso oferece uma visão abrangente sobre as principais mudanças introduzidas pela legislação, capacitando os participantes para sua correta aplicação e regulamentação. Com abordagem prática e teórica, o curso possibilita uma compreensão aprofundada dos aspectos mais relevantes da nova norma, preparando os profissionais para os desafios da implementação.

Objetivo

Geral

Proporcionar aos servidores públicos subsídios para a elaboração do Regulamento da Lei Federal nº 14.133/2021, garantindo a conformidade com as exigências legais e a eficiência na gestão das contratações públicas.

Específicos

  • Capacitar os servidores sobre os principais aspectos da Lei Federal nº 14.133/2021;
  • Apresentar os impactos da nova legislação nos processos de contratação e licitação;
  • Fornecer subsídios para a elaboração do regulamento nos aspectos mais importantes e urgentes da lei;
  • Esclarecer as etapas, os documentos e as decisões da fase de planejamento das contratações públicas de acordo com a legislação vigente;
  • Realizar oficina prática para elaboração de minutas de regulamentos e aplicação dos conceitos abordados no curso.

Conteúdo Programático

  • Governança nas contratações públicas;
  • Plano de Contratações Anual;
  • Estudo Técnico Preliminar
    • 1. Estudo Técnico Preliminar (ETP): noções gerais
    • 1.1. Levantamento da necessidade
    • 1.2. Pesquisa de soluções no mercado
    • 1.3. Análise comparativa das soluções
    • 1.4. Resultados pretendidos
    • 1.5. Análise de viabilidade da contratação
  • Termo de Referência
    • Definição do objeto
    • Justificativa da necessidade
    • Especificação do material ou do serviço
    • Responsabilidades das partes
    • Cronogramas e Prazos de execução
    • Garantia da execução contratual
    • Subcontratação
    • Documentos de regularidade técnica
    • Procedimentos de gerenciamento e fiscalização
    • Sanções Administrativas
  • Enquadramento dos bens de consumo nas categorias de qualidade comum e de luxo
  • Anteprojeto de engenharia e arquitetura
  • Projeto Básico e Projeto Executivo
  • Centralização dos Procedimentos de Aquisição de Bens e Serviços.
  • Designação dos Agentes Públicos para o Exercício de Funções Essenciais;
  • Agente de Contratação e do Pregoeiro;
  • Equipe de apoio;
  • Comissão de contratação;
  • Gestor de contrato;
  • Fiscal de contrato;
  • Autoridade máxima.
  • Atos preparatórios;
  • Condução do procedimento;
  • Instrumento convocatório;
  • Publicação;
  • Fase externa
    • Disposições gerais;
    • Credenciamento para acesso ao sistema eletrônico;
    • Atribuições do licitante;
    • Apresentação das propostas ou lances;
    • Modos de disputa;
    • Critérios de julgamento;
    • Preferência e desempate;
    • Análise e classificação de proposta;
    • Habilitação;
    • Participação em consórcio;
    • Participação em cooperativa;
    • Impugnações, dos Pedidos de Esclarecimento e dos Recursos;
    • Encerramento;
    • Participação das Micro e Pequenas Empresas
  • Processo para a contratação direta;
  • Inexigibilidade de licitação;
  • Dispensa de licitação;
  • Credenciamento
    • Contratação paralela e não excludente;
    • Contratação com seleção de critério de terceiros;
    • Contratação em mercados fluidos
  • Pré-qualificação.
  • Procedimento de manifestação de Interesse – PMI.
  • Sistema de Registro de Preços
  • Registro cadastral.
  • Orçamento Estimativo para Contratação de Bens e Serviços;
  • Da Elaboração do Orçamento de Referência de Obras e Serviços de Engenharia e/ou Arquitetura;
    • Formação dos Preços das Propostas e Celebração de Aditivos em Obras e Serviços de Engenharia e/ou Arquitetura;
    • Orçamento para o Regime de Contratação Integrada e Semi-integrada;
    • Orçamentos para a Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Disposições gerais;
  • Procedimentos para locação de bens imóveis;
  • Alterações contratuais e termos aditivos;
  • Término da Locação, Indenização e Despesas Extraordinárias;
  • Disposições especiais.
  • Reajustamento em Sentido Estrito de Preços dos Contratos;
  • Repactuação de Preços dos Contratos;
  • Revisão de Contrato ou Reequilíbrio Econômico-Financeiro em Sentido Estrito;
  • Atualização Monetária
  • Pregão e concorrência;
  • Concurso;
  • Leilão;
  • Diálogo competitivo
  • Por Preço Global,
  • Por Preço Unitário;
  • Contratação por Tarefa
  • Empreitada Integral
  • Contratação integrada
  • Contratação semi-integrada
  • Fornecimento e prestação de serviço associado
  • Gerenciamento dos riscos;
  • Avaliação dos riscos;
  • Responsabilidade pelo gerenciamento dos riscos
  • Matriz de Riscos
  • Legalidade Orçamentária da Obrigação Administrativa;
  • Execução da Despesa Contratual;
  • Regras Gerais para o Pagamento;
  • Pagamento de Indenização Referente à Obrigações Administrativas;
  • Ordem Cronológica do Dever de Pagamento;
  • Remuneração Variável;
  • Antecipação de Pagamento
  • Audiência pública;
  • Consulta pública.

WORKSHOP: ELABORAÇÃO DE ETP E MAPA DE RISCOS

INVESTIMENTO

R$ 2.190,00

*Por inscrição
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Data:
09 a 13 de junho de 2025

Carga horária:
20 horas-aula

Horários:
14:00 às 18:00

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