Mediação de Conflitos

Como utilizar a Comunicação Não Violenta e outras técnicas práticas para a resolução de conflitos

Apresentação

Diante da percepção da Ouvidoria da instituição financeira, de que conflitos têm ocorrido durante o atendimento em agências, verificou-se a necessidade de melhorar o repertório das equipes de atendimento para mediar adequadamente situações desse tipo, e criar uma padronização do atendimento, para esses casos.

A demanda é coerente com a percepção de inúmeras organizações, públicas ou privadas, que observam que há uma crescente necessidade de oferecer, aos seus funcionários, oportunidades para desenvolvimento de soft skills (habilidades ligadas à inteligência emocional), cada vez mais cruciais para a gestão e para o alcance de metas organizacionais, bem como para a defesa da imagem e da reputação, que podem ser facilmente comprometidos, em tempos de fácil compartilhamento de insatisfações, em redes sociais.

Desta forma, o curso atende à necessidade apresentada de ampliar a capacidade dos interlocutores de para mediar situações de insatisfação e conflito, em nome do banco, mas também trabalha uma conscientização e a ampliação do conhecimento dos funcionários sobre a importância e o estágio atual da mediação de conflitos, bem como sobre o seu papel fundamental de defensor da marca, da imagem e da reputação da instituição.

Objetivo

Oferecer um treinamento de mediação de conflitos eminentemente prático, com base em técnicas propostas pela metodologia da Comunicação Não Violenta e outras técnicas de comunicação assertiva e de mediação.

Outras informações

O curso terá 20 horas de duração, divididos em cinco encontros de 4 horas cada, na modalidade EAD (síncrono). Importante frisar que o curso é eminentemente prático, e cerca de 50% do tempo de sala de aula é empregado em simulações, dramatizações e dinâmicas realizadas em grupo, duplas ou trios.

A exposição dialogada, sem viés acadêmico, também é utilizada para favorecer a adesão dos participantes e vencer eventuais resistências.  Os módulos são apresentados de maneira instigante, de tal forma que o participante conheça os fundamentos do que é oferecido, mas, principalmente, que entenda como pode trabalhar seu aparato emocional e psicológico (corpo, mente e emoções), para agir de forma adequada, mesmo em situações de grande complexidade.

Conteúdo Programático

  • Soft Skills e inteligência emocional – porque você não pode deixar de conhecer esse tema
  • Administração e resolução de conflitos – política de tratamento adequado de conflitos, moderna teoria do Conflito, fundamentos da negociação
  • Técnicas de mediação
  • A Comunicação Não Violenta de Marshall Rosemberg e a sua contribuição para a solução de conflitos reais
  • Práticas de CNV aplicadas e mediação

INVESTIMENTO

R$ 1.980,00

*Por inscrição
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Data:
24 a 28 de março de 2025

Carga horária:
20 horas-aula

Horários:
08:30 às 12:30

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Investimento

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