Governança e Gestão de Risco para TIC com uso da Inteligência Artificial

Boas práticas para execução de tarefas em organizações públicas.

Apresentação

A governança de TI é essencial para garantir eficiência, segurança e conformidade nas organizações públicas. Este curso apresenta as melhores práticas para estruturar processos estratégicos, alinhar a TI aos objetivos institucionais e aprimorar a gestão de riscos.

Além disso, abordaremos como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar a criação de documentações de suporte, auditorias e decisões estratégicas. Com base em frameworks como COBIT, ITIL e a ISO/IEC 38.500:2019, os participantes aprenderão a implementar e monitorar políticas eficazes de governança, garantindo transparência e melhores resultados.

Os principais tópicos teóricos do curso serão apresentados sob a ótica dos últimos acórdãos e entendimentos do TCU como a nota técnica da nº 7/2014 da SEFTI/TCU.

Objetivo

Proporcionar uma visão abrangente sobre governança, processos e estratégias de TI nas organizações públicas. O curso aborda os principais aspectos da governança de TI, incluindo a definição de políticas e procedimentos, a conformidade regulatória, a gestão de serviços, a governança das contratações, o processo de auditoria e a medição dos resultados. Também são abordados os principais modelos de obas práticas internacionais alinhados à governança de TI. Ao concluir o curso, os alunos estarão capacitados para tomar decisões sobre o uso eficaz dos recursos de TI, englobando o planejamento, a gestão e o controle dos processos de TI. Ao final, busca-se alinhar as operações de TI aos objetivos estratégicos organizacionais. Por fim, os alunos estarão aptos a manobrar as ferramentas de IA a fim de produzir documentações de suporte tanto para Governança de TI e Gestão de Riscos.

EXPECTATIVAS AO FINAL DA FORMAÇÃO

  • Entender os conceitos e a importância da governança de TI para as organizações.
  • Diferenciar governança de TI de governança corporativa.
  • Diferenciar Governança de TI da Gestão de TI.
  • Conhecer o básico dos principais modelos como COBIT, ITIL e ISO/IEC 38.500:2019.
  • Saber a abordagem que o TCU faz para acompanhar a Governança de TI nos órgãos federais e nos órgãos do poder judiciário. (iGovTIC).
  • Utilizar essas boas práticas para melhorar a gestão de TI nas organizações.
  • Alinhar a estratégia de TI com os objetivos de negócios.
  • Desenvolver e implementar um planejamento estratégico eficaz para a TI.
  • Saber o papel dos comitês de TI na governança das instituições públicas.
  • Conhecer a importância os recursos humanos na área de TI.
  • Criar e implementar políticas e procedimentos de TI que suportem a governança.
  • Conhecer a governança nas contratações e o processo de contratações sobre a ótica da nova lei de licitações e contratos a lei nº14.133/21.
  • Saber das principais estruturas de Gestão de TI e como elas são desdobradas da governança, bem como a boa prática preconizada no COBIT.
  • Monitorar e avaliar da governança e o desempenho e a qualidade dos serviços e processos de TI.
  • Conhecer sobre o processo de auditoria e como ele pode ajudar a aperfeiçoar a governança e a gestão.
  • Estar apto para tomar decisões informadas sobre o uso e gestão de recursos de TI.
  • Saber o passo a passo para implementar a Governança de TI nas organizações.

Outras informações

O curso é destinado a Alta Administração dos órgãos públicos , membros do Comitê Estratégico de TI, Gestores de TI, Gestores de Negócio, Membros do Controle e da Auditoria Interna; Profissionais de TI em geral atuantes no setor público; Consultores de TI especializados em setor público; Analistas de TI em organizações públicas; Profissionais de segurança da informação no setor público; Gerentes de projetos de TI em ambientes governamentais; Profissionais de compliance e risco em instituições públicas e consultores de transformação digital no setor público.

O curso é baseado em aulas expositivas com carga de 20 horas e apresentação do conteúdo mais relevante da Governança de TI dos principais modelos. São aprestados instrumentos de governança implementados em diversas instituições públicas. Além disso, serão realizadas algumas discussões sobre as boas práticas do tema e a apresentação da jurisprudência do TCU com destaque para o índice de governança e seus desdobramentos. Uso do ChatGPT para gerar Mapas de Gerenciamento de Riscos e estudo de caso de Governança de TI com uso da IA para ajudar a construir o acabou da Governança de TI.

Conteúdo Programático

  • A teoria econômica do agente-principal que fundamenta a base teórica da Governança.
  • Entenda o conceito de Governança.
  • Funções da Governança e da Gestão.
  • Como funciona a Governança?
  • Modelo de Governança.
  • Entenda o conceito de Governança de T.I.
  • Entenda os elementos e a estrutura da Governança de TI.
  • Entenda o alinhamento entre a Estratégia Organizacional e a Governança de TI.
  • Conheça as boas práticas e os sinais de fraqueza em Governança de TI.
  • Relação entre Governança Corporativa e Governança de TI.
  • Definição e importância da Governança de TI no setor público.
  • Estruturas de Governança de TI para o setor público.
  • Perfil de Governança da Administração Pública Federal.
  • Processos de TI e o ciclo de vida da informação.
  • Fatores motivadores para a Gestão de TI.
  • Definição de Governança de TI (GTI).
  • Objetivo principal da GTI.
  • Objetivos específicos da GTI.
  • Ciclo da GTI.
  • Domínios e componentes da GTI.
  • Modelo geral de GTI.
  • Conceitos fundamentais segundo o Referencial Básico de Governança do TCU.
  • Princípios e diretrizes básicas de governança para o setor público.
  • Mecanismos e práticas de governança.
  • Modelos e componentes da GTI.
  • Principais modelos de referência:
    • COBIT 2019
    • ITIL
    • ISO/IEC 38.500:2009
  • Governança de TI utilizando os modelos.
  • Habilitadores e facilitadores do COBIT 5.
  • Processos do COBIT.
  • Objetivos estratégicos e os desdobrados em metas, indicadores e ações.
  • Nota Técnica SEFTI/TCU nº 7/2014 e os entendimentos de Governança de TI.
  • Levantamentos de Governança de TI do TCU.
  • A avaliação da Maturidade em Governança de TI: iGovTIC (Índice de Governança de TI) do TCU e as dimensões avaliadas (liderança, estratégia e planos, informações, pessoas, processos e resultados).
  • O iGovTIC-JUD e a relação com Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD) prevista na Resolução CNJ nº 370/2021.
  • O conceito de Planejamento.
  • Os níveis de planejamento de uma organização.
  • Planejamento estratégico de TI no setor público e a contribuição para o negócio da instituição.
  • Alinhamento estratégico entre TI e políticas públicas.
  • O ciclo da gestão estratégica.
  • Balanced Scorecard (BSC) aplicado ao setor público e o mapa estratégico de uma organização pública (Missão, visão, sociedade, processos internos, recursos e valores). Qual o lugar da TI nesse contexto?
  • O planejamento tático de TI (PDTI).
  • O planejamento estratégico de TI e a jurisprudência do TCU.
  • As resoluções nº 325/2020 e nº 370/2021 do CNJ com a ENTIC-JUD de 2021 a 2026.
  • O mapa estratégico do poder judiciário.
  • Os comitês de governança de TI.
    • As responsabilidades.
      • A definição da estratégia, aprovação de projetos, gestão de riscos, ações de transparência, prestação de contas, definição de papéis e responsabilidades etc.
    • As competências e as atribuições.
      • Envolvimento da alta gestão, aprovações, monitoramento, contratações, acompanhamento das iniciativas estratégicas, carteira de projetos etc.
  • Em que local do ciclo de Governança de TI está a gestão da estrutura, processos e operações?
  • Projetos, serviços, inovações e relacionamentos com usuário e fornecedores. Como se relacionam?
  • O processo APO01 do COBIT e as suas práticas sobre estrutura, papéis, gerenciamento de processo e de comunicação.
  • Os facilitadores da gestão.
  • A definição de políticas e controles.
  • A comunicação dos objetivos e diretrizes.
  • Posicionamento da função da TI (Governança de TI como Processo X Governança de TI como Estrutura de Decisão).
  • A propriedade da informação dentro das organizações e o trabalho da TI.
  • A gestão da melhoria contínua dos processos.
  • As barreiras que aparecem na montagem da estrutura, na definição dos processos e nas operações da TI.
  • Quais os fatores críticos para o sucesso da Governança de TI?
  • A definição clara do foco (interno e externo) e da visão do tempo (presente e futuro) para a Governança de TI e para Gestão de TI.
  • Governança nas Contratações.
    • Os instrumentos considerados.
    • A resolução nº 347/2020 do CNJ.
    • A portaria nº 8.678/2021 da SEGES/MGI.
    • O iGovContrat do TCU (índice de governança e gestão em contratações) com gestão de pessoas, processos, riscos e contratos sob à ótica das contratações públicas.
  • Visão de Árvore X Visão de Floresta.
  • Macroprocesso das contratações públicas de TIC.
  • As fases do ciclo de vida de uma solução de TIC. (Planejamento, seleção do fornecedor e gestão contratual).
  • Planejamento da contratação à luz da nova lei 14.133/21 e da IN SEGES/MI nº 94/2022 e na Resolução CNJ nº 468/2022.
    • Equipe de planejamento da contratação.
    • Documento de formalização da demanda.
    • Estudo técnico preliminar.
    • Gestão de riscos.
    • Termo de referência.
  • Seleção do fornecedor ou licitação.
    • O novo arcabouço legal trazido pela lei nº 14.133/21.
    • Os objetivos da licitação e os princípios aplicáveis.
    • O papel da área de TI nessa fase do macroprocesso de aquisição (saneamento de dúvidas, questionamentos, impugnações e habilitação técnica).
  • Gestão e fiscalização dos contratos.
    • A equipe de fiscalização do contrato administrativo.
    • Fiscalização objetivo geral e objetivos específicos.
    • Ordem de serviço.
    • O processo de recebimento das entregas (TRD, TRP, ateste, liquidação etc.).
  • Riscos.
  • Classificação dos Riscos.
  • Riscos inerentes e residuais.
  • Controles Interno.
  • A importância dos componentes do conceito de controle interno (processo integrado, executado por pessoas, alcance de objetivos e a oferta de razoável segurança).
  • Aplicação dos conceitos de controle interno nas etapas de uma contratação pública.
  • A relação existente entre objetivos, riscos e controle.
  • Apresentação de uma Metodologia de Gestão de Riscos. (avaliação, probabilidade, impacto, classificação, matriz de riscos, tratamento etc.).Gestão Riscos nas Contratações: a visão do gerenciamento de risco prevista na IN SGD nº 94/2019 e na Resolução CNJ nº 468/22.
  • A elaboração do Mapa de Gerenciamento de Riscos (MGR) previsto na IN SGD nº 94/2022 e na Resolução nº 468/22 numa visão de processo, que perpassa todo fluxo da contratação pública e o uso de seus elementos como instrumento de aperfeiçoamento da contratação corrente e dos futuros processos.
  • Apresentação dos principais pontos do RCA (Riscos e Controles nas Aquisições) 2015 do TCU para a fase de planejamento da contratação.
  • Os riscos associados às decisões na elaboração do TR. (parcelamento, subcontratação, prazo de contrato, permissão de consórcio de empresas, modelagem da contratação, dosimetria das sanções, decisões da pesquisa de preços etc.).
  • Quais os riscos associados à realização da Pesquisa de Preços? (Sobrepreço, superfaturamento, erro grosseiro, responsabilização dos agentes à luz da LINDB, etc.).
  • Como mitigar ou evitar os riscos na realização de pesquisa de preços? Quais preços considerar e quais descartar? Como analisar os preços de forma críticas?
  • Apresentação de um estudo de caso de uma contratação de TIC com aplicação da gestão de riscos e os desdobramentos para o processo de contratação e para a execução do contrato.
  • Conceito de auditoria.
  • Papel da auditoria.
  • Controle, fiscalização e auditoria. Qual a relação entre eles?
  • Classificação da auditoria (Auditoria de Regularidade X Auditoria Operacional).
  • Classificação das auditorias segundo o TCU.
  • Auditoria como processo.
  • Os elementos do processo de auditoria.
  • Avaliação dos sistemas de controle interno, do gerenciamento de riscos e da governança de TI.
  • O processo MEA02 do COBIT e suas práticas.
  • Em qual local do ciclo de gestão estratégica está o monitoramento?
  • A gestão do valor e do desempenho da TI.
  • O processo MEA01 do COBIT e suas práticas.
  • O processo MEA03 do COBIT e suas práticas.
  • Introdução à gestão de serviços de TI (ITSM) no setor público.
  • Catálogo de serviços públicos de TI.
  • Acordos de Nível de Serviço (SLAs) no contexto governamental.
  • Metas e métricas das atividades, dos processos e da TI.
  • A conexão com os objetivos estratégicos.
  • O(s) objetivo(s) pertencentes a TI e a linha de atuação.
  • Os indicadores estratégicos que medem o alcance do(s) objetivo(s) estratégicos da TI e os resultados alcançado ao longo do tempo.
  • Monitoramento e melhoria contínua dos serviços de TI.
  • Conceito básicos de IA: Aprendizado de Máquina, LLMs, Tokens, Janela de Contexto, IA Generativa, Regras para elaboração de Prompts etc.
  • Apresentação ChatGPT e suas principais funcionalidades e apresentação do NotebookLM da Google.
  • Apresentação de Prompts para elaborar o MGR passo a passo.
  • Criação de Agente de IA básico para automatizar a elaboração de MGRs.
  • Estudo de Caso para aplicar os conceitos de Governança de TI por meio da criação de Prompts com a turma para obter auxílio da IA na construção de elementos da Governança de TI.
  • Governança de TI X Gestão de TI: a importância fundamental de saber distinguir.
  • Implementação da GTI – modelo passo a passo detalhado.
  • 7 etapas em 10 passos para alcançar a GTI – modelo condensado.
  • Riscos e alertas sobre a implementação da Governança de TI.

INVESTIMENTO

R$ 2.190,00

*Por inscrição
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Data:
21 a 25 de julho de 2025

Carga horária:
20 horas-aula

Horário:
14:00 às 18:00

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