Fórum Sustentabilidade na Prática

Iniciativas que Transformam a Gestão Pública

Apresentação

O Fórum Sustentabilidade na Prática reunirá especialistas e instituições públicas de referência para compartilhar soluções concretas (casos práticos) em temas como descarbonização, logística sustentável, economia circular, inclusão e governança ambiental. Serão quatro dias de palestras com foco em aplicação prática, desafios reais e inovação no setor público.

Objetivo

  • Fortalecer as capacidades institucionais para o desenvolvimento e implementação de políticas sustentáveis no setor público.
  • Ampliar o engajamento dos servidores e gestores públicos em ações voltadas à sustentabilidade e à inclusão.
  • Promover o cumprimento das metas socioambientais, alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais.
  • Inspirar os participantes por meio de experiências práticas e exemplos bem-sucedidos no serviço público.
  • Capacitar tecnicamente os profissionais para aplicar, de forma estratégica, os conhecimentos adquiridos em suas organizações.
  • Contribuir diretamente para a transformação da gestão pública, tornando-a mais humana, inclusiva, eficiente e sustentável.

Conteúdo Programático

DEVIDA DILIGÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS

  • Importância do ESG nas Relações com Stakeholders: Como a abordagem ESG impacta diretamente o relacionamento, promovendo confiança e integridade.
  • Devida Diligência em Direitos Humanos: conceito e aplicação para evitar riscos relacionados aos direitos humanos.
  • Princípios da ONU e Diretrizes da OCDE: Principais marcos internacionais, como os Princípios Orientadores da ONU e as Diretrizes da OCDE, e sua aplicabilidade.
  • Metodologias de Relatórios de Sustentabilidade: Como utilizar padrões como GRI, SASB e ISSB para integrar a sustentabilidade nas práticas empresariais e mitigar riscos.
  • Implementação Prática em Organizações: Exemplos práticos sobre como integrar esses conceitos no dia a dia para garantir conformidade e sustentabilidade.

GOVERNANÇA SUSTENTÁVEL NO SETOR PÚBLICO: COMO ENGAJAR UNIDADES E TRANSFORMAR DIRETRIZES EM AÇÕES

  • Alinhamentos entre os objetivos estratégicos e os instrumentos de gestão (Acórdãos TCU, Legislação Federal – princípio do Desenvolvimento Nacional Sustentável; Resoluções CNJ – Políticas de Sustentabilidade e de Governança e Gestão das Contratações)
  • O papel da liderança em todos os níveis de tomada de decisão da gestão
  • Desafios da mudança da cultura organizacional: propósito, engajamento e comprometimento das equipes
  • Definição dos impactos desejados, riscos e oportunidades identificadas com foco em resultados sustentáveis.
  • Avaliação de materialidade para priorização estratégica (ABNT PR 2030)
  • Monitorando resultados de forma integrada (modelos de avaliação, PLS, Boas práticas do Poder Judiciário)
  • Cases da gestão pública

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DO OBJETO NAS COMPRAS E CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A palestra aborda a análise do ciclo de vida nas contratações públicas como ferramenta para impulsionar práticas sustentáveis na Administração Pública. Serão discutidos os impactos ambientais associados às aquisições e a importância da inclusão de critérios socioambientais nos processos. O evento é voltado a servidores, gestores, pregoeiros e profissionais ligados a compras públicas. A proposta é promover reflexão crítica e apresentar instrumentos que favoreçam decisões mais conscientes. Também serão explorados exemplos de certificações, laudos e metodologias sustentáveis aplicáveis ao tema.

  • O surgimento de um novo instrumento de execução de políticas públicas e a promoção do desenvolvimento sustentável
  • A percepção equivocada de que os produtos e bens sustentáveis são mais caros do que seus similares convencionais
  • A importância da análise do ciclo de vida do objeto
  • Exemplos de impactos ambientais precedentes à contratação
  • Exemplos de impactos ambientais durante a contratação
  • Exemplos de impactos ambientais posteriores à contratação
  • A inclusão de critérios socioambientais nas compras, obras e contratações públicas
  • Devo exigir certificações ambientais nas licitações e contratações públicas?
  • Exemplos de certificações, certificados de regularidade ou documentos similares que possibilitem a aferição da qualidade e da conformidade do produto/serviço

Introdução e Contexto

  • Indicadores da Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.
  • Panorama global: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Economia Circular e a relação entre resíduos sólidos e descarbonização da economia.

Fundamentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

  • Histórico, lei e decreto que regem a PNRS.
  • Princípios, objetivos, diretrizes e leis que se articulam.
  • Políticas públicas relacionadas ao setor de resíduos sólidos: a experiência do Estado de São Paulo.
  • Atualizações recentes e decretos relevantes.

Gestão Regional e Municipal de Resíduos

  • Planejamento e implementação de planos municipais e regionais (Planares).
  • Planos de gerenciamento.
  • Regionalização e soluções por meio dos Consórcios Intermunicipais

Fontes de Recursos e Modelos Práticos de Gerenciamento

  • Identificação de fontes de financiamento para o setor.
  • Apresentação de casos práticos: Rotas Tecnológicas.
  • Logística reversa – conceito e implementação.
  • Cooperativismo de catadores como ferramenta social e operacional.

Reflexão e Debate

  • Discussão sobre os principais desafios enfrentados pelos gestores públicos.
  • Troca de experiências com foco em alternativas práticas e viáveis para os municípios.

A IMPORTÂNCIA DO PLS NA DESCARBONIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

  1. O PLS como instrumento de sustentabilidade institucional
  • Finalidade e valor estratégico do PLS na Administração Pública
  • Conexão entre planejamento logístico, eficiência institucional e sustentabilidade
  1. O papel do PLS na Governança Ambiental
  • Como o PLS organiza e institucionaliza ações sustentáveis
  • Engajamento de unidades e setores na implementação do plano
  • Responsabilidades, acompanhamento e cultura organizacional
  1. Contribuições indiretas e estruturantes para a descarbonização
  • Como o PLS prepara o ambiente para a implantação da Jornada de Descarbonização
  • Redução do consumo, melhoria de processos e planejamento de longo prazo
  • Integração com políticas institucionais e ambientais (sem entrar nos detalhes da Resolução CNJ 594/2024)
  1. Boas práticas e aprendizados institucionais
  • Casos de sucesso no uso do PLS como ferramenta de mobilização e governança
  • Indicadores, metas e resultados em sustentabilidade administrativa
  1. Reflexão estratégica
  • O PLS como base para a evolução contínua da sustentabilidade institucional
  • A importância da permanência e do monitoramento das ações para viabilizar o cumprimento das metas ambientais

JORNADA DE DESCARBONIZAÇÃO: COMO IMPLANTAR

Com base na Resolução CNJ nº 594/2024

  • Diretrizes da Resolução CNJ nº 594/2024 e o compromisso com a descarbonização
    • Apresentação da Resolução e sua conexão com a política nacional de sustentabilidade
    • Papel da descarbonização dentro do Programa de Metas de Sustentabilidade
  • Etapas para implantação da Jornada de Descarbonização
    • Quantificação das emissões (inventário de GEE)
    • Definição de metas e ações de mitigação
    • Planejamento de compensação de emissões
    • Integração com o Plano de Logística Sustentável (PLS)
    • Alinhamento com políticas públicas e ODS
      • Ações práticas para redução de emissões
    • Eficiência energética, mobilidade sustentável, gestão de resíduos e outras
    • Compras públicas sustentáveis e redução de deslocamentos
      • Critérios na seleção de Projetos de compensação
    • Tipos de projetos
    • Escolha de fornecedores

Instrutores

Adriana Tostes
Adriana Tostes
Profissional com mais de 15 anos de experiência em gestão estratégica, sendo referência nacional em sustentabilidade e governança pública. Atua como palestrante e instrutora na GPS – Gestão e Parcerias Sustentáveis, com ênfase em PLS, contratações sustentáveis e gestão socioambiental. Liderou iniciativas reconhecidas no Judiciário entre 2012 e 2024, incluindo a implementação de políticas e planos estruturantes. Participou da formulação de políticas nacionais no CNJ e articulação de redes de cooperação em sustentabilidade. É autora de artigos sobre gestão pública sustentável.
Ana Cláudia Cardia
Ana Cláudia Cardia
Mais de 10 anos de experiência em consultoria de sustentabilidade e direitos humanos. Autora do primeiro diagnóstico nacional sobre Empresas e Direitos Humanos, tem vasta experiência em auditorias e projetos para setores como petróleo, gás e tecnologia. Advogada, doutora e mestre em Direito Internacional, é professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em ESG e Direitos Humanos. Também é autora do livro "ESG: Teoria e Prática para a Verdadeira Sustentabilidade nos Negócios".
Fabricio Queiroz
Fabricio Queiroz
Pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (MBA Executivo em Gestão Pública), com apresentação de projeto com enfoque na inserção de critérios e indicadores socioambientais como balizadores das contratações públicas. Foi Dirigente de Suprimentos e Suporte Logístico da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, onde também é responsável pela elaboração de Editais e Contratos Administrativos. Em suas atividades no Governo do Estado de São Paulo tem desempenhado papel de disseminador das ideias de compras e contratações sustentáveis. Referência nacional em compras públicas sustentáveis.
Fátima Pereira
Fátima Pereira
Mestre em Tecnologia Ambiental e Engenheira Química, com MBA em Inovação e especialização em Engenharia da Qualidade. Atua há 20 anos com gestão de emissões de carbono e sustentabilidade em empresas de diversos setores, por meio de consultoria estratégica e capacitação. Tem 12 anos de experiência em inovação de processos industriais e 8 anos na indústria cosmética (Natura). Atendeu organizações como IPT, EPE, 3M, Prefeitura de São Paulo, GPA e Grupo Abril. É docente e palestrante em instituições como FIA/FEA-USP, Senac e Instituto Rui Barbosa.
José Valverde
José Valverde
Mestre e especialista em Direito Ambiental, com formações complementares em Segurança Alimentar e Gestão Ambiental. Atuou como consultor na Prefeitura de Mogi das Cruzes, coordenador de políticas públicas no Governo do Estado de SP e diretor na SABESP. Foi secretário municipal de Meio Ambiente e exerceu cargos técnicos no legislativo paulista e federal, com foco em resíduos sólidos. É professor e pesquisador na PUC-SP, autor de livros e dirigente de entidades ligadas à sustentabilidade. Atualmente, dirige a área de Meio Ambiente da FHORESP e preside o Instituto Cidadania Ambiental.
Mário Viggiano
Mário Viggiano
Especialista em Planos de Logística Sustentável (PLS), com experiência em projetos como o PLS do Senado e o PAGEE. Coordenador pedagógico e conteudista de curso EAD sobre PLS no Tribunal de Contas da União. Arquiteto, pós-graduado em PAAC e pesquisador com 30 anos de experiência em sustentabilidade e diversos prêmios na área. Idealizador de programas como ZERO CARBONO e ORGANIZAÇÃO MAIS ABSORÇÃO. Professor e autor de livros sobre arquitetura sustentável e PLS, além de ter desenvolvido projetos inovadores e equipamentos sustentáveis.

INVESTIMENTO

R$ 2.190,00

*Por inscrição
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Data:
14 a 16 de julho de 2025

Carga horária:
12 horas-aula

Horário:
14:00 às 18:00

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