- 21 a 24 de julho de 2025
- 16 horas
- Modalidade - EAD
Elaboração de Relatórios, Pareceres e Notas Técnicas
Apresentação
Os padrões acerca do que seja um bom texto não são estáticos e tendem a evoluir com o tempo, em função do aprimoramento das tecnologias da informação e das práticas exitosas adotadas pelas organizações. Para que se atinjam os objetivos, os redatores devem atentar para o ponto de vista dos leitores, de modo a tornar relatórios, notas técnicas e pareceres úteis e acessíveis. Para que a impressão inicial seja favorável, é importante que os conteúdos sejam bem estruturados, com resumos claros e ilustrações bem projetadas.
Não convém supor que leitores ocupados lerão textos técnicos complexos como se fossem romances de suspense, começando na primeira página e paulatinamente avançando até a última linha do parágrafo final do último anexo. Nesse sentido, o uso de ilustrações e o emprego de técnicas redacionais eficazes e inovadoras, podem ser fundamentais para a efetiva comunicação da mensagem contida nesses documentos, mostrando que suas conclusões estão baseadas em análises cuidadosas e evidências cabais.
O emprego do critério “O que os leitores precisam saber” implica perguntar que evidências farão com que os leitores aceitem as conclusões. De nada adianta realizar um excelente trabalho de planejamento, se relatórios, notas técnicas e pareceres não transmitirem essa excelência.
Objetivo
- Conhecer o estado da arte acerca do tema, consubstanciado na expertise do Consultor e nas orientações do TCU e da ABNT;
- Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade das informações a serem prestadas;
- Esclarecer pontos relevantes, de modo a economizar o tempo despendido nas fases de planejamento e elaboração;
- Implementar novas técnicas redacionais, visando atender às expectativas do leitor quanto à eficiência e à praticidade das informações a serem prestadas;
- Imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos, como recurso estratégico para alavancar melhores resultados;
- Melhorar o padrão de clareza e legibilidade e obter significativas melhorias na performance comunicativa
Outras informações
O Programa é direcionado a profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de normas, procedimentos, manuais, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão, pareceres e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:
- aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos corporativos;
- atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
- implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos que produzem; e
- rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.
Conteúdo Programático
Módulo I — Como escrever um bom texto
- As virtudes do texto técnico;
- Como atender às necessidades informacionais do leitor;
- Como adequar conteúdos técnicos a diferentes públicos-alvo;
- Como explicitar propostas e posicionamentos de interesse corporativo;
- Como tirar o máximo proveito das técnicas estruturais de produção de texto.
Modulo II — Relações formais
- Como evitar ambiguidades, ecos, cacofonias, solecismos, barbarismos, clichês, chavões, redundâncias e prolixidade abusiva;
- Estilística das formas nominais: o bom e o mau gerúndio, flexão do infinitivo;
- Emprego dos sinais de pontuação, pontuação sintático-semântica.
Modulo III — Elementos pré-textuais
- O resumo executivo: como fazer com que o resumo forneça elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a conveniência de consultar o texto na íntegra;
- Lista de siglas;
- Lista de tabelas e lista de figuras;
- Sumário.
Modulo IV — Elementos textuais
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão;
- Propostas de encaminhamento.
Módulo V — Elementos pós-textuais
- Referências;
- Apêndices e anexos: Como distinguir um de outro. O que pode/deve ser incluído. Natureza informativa ou normativa dos apêndices e anexos.
Módulo VI — Apresentação de dados
- Como produzir ilustrações tecnicamente rigorosas e visualmente atrativas;
- Tabelas e quadros: Como formatá-los e quando utilizá-los;
- Regras gerais para o uso de ilustrações.
Módulo VII — Estilo de redação
- Como evitar o uso de “curingas”;
- Como utilizar com propriedade o paralelismo;
- Como utilizar a estrutura DEVE, PODE, CONVÉM;
- Citações diretas e indiretas: como e quando utilizá-las.
INVESTIMENTO
R$ 1.490,00
Data:
21 a 24 de julho de 2025
Carga horária:
16 horas-aula
Investimento
R$ 1.490,00