- 31 de março a 04 de abril
- 20 horas
- Modalidade - EAD
Elaboração de Relatórios com Foco em Auditoria
Apresentação
Os padrões acerca do que seja um bom texto não são estáticos e tendem a evoluir com o tempo, em função do aprimoramento das tecnologias da informação e das práticas exitosas adotadas pelas organizações. Para que se atinjam os objetivos, redatores devem atentar para o ponto de vista dos leitores, de modo a tornar os relatórios tão úteis e acessíveis quanto possível à sociedade. Para que a impressão inicial seja favorável, é importante que os conteúdos sejam bem estruturados, com resumos claros e ilustrações bem projetadas.
Não convém supor que leitores ocupados lerão textos técnicos complexos como se fossem romances de suspense, começando na primeira página e paulatinamente avançando até a última linha do parágrafo final do último anexo. Nesse sentido, o uso de ilustrações e o emprego de técnicas redacionais eficazes e inovadoras podem ser fundamentais para a efetiva comunicação da mensagem, mostrando que as conclusões do relatório estão baseadas em análises cuidadosas e evidências cabais.
O emprego do critério “O que os leitores precisam saber” implica perguntar quais evidências farão com que os leitores aceitem as conclusões. De nada adianta realizar um excelente trabalho de planejamento ou de execução, se relatórios e pareceres não transmitirem essa excelência.
Objetivo
Proporcionar a aquisição de informações capazes de levar os participantes a:
- Conhecer a expertise do TCU acerca da matéria, consubstanciada no “Roteiro para Elaboração de Relatórios de Auditoria de Natureza Operacional” e no Manual “Técnicas de apresentação de dados”.
- Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade das informações contidas nos relatórios.
- Esclarecer pontos relevantes, capazes de permitir a correta execução das atividades concernentes à produção textual, com economia do tempo despendido nas fases de planejamento e elaboração.
- Implementar novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor.
- Imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos, como recurso estratégico para alavancar melhores resultados e atender às expectativas do leitor, relativamente à eficiência e à praticidade das informações a serem prestadas.
- Melhorar o padrão de clareza e legibilidade e obter significativas melhorias na performance comunicativa das equipes de trabalho.
- Produzir resultados com qualidade e tempestividade, mediante a racionalização dos controles e a eliminação do excesso de burocracia, que engessa o fluxo normal das atividades, provoca retrabalho e prejudica a correta prestação dos serviços.
- Transmitir aspectos teóricos e práticos vinculados à produção de relatórios, focados, prioritariamente, nos entendimentos do TCU relativos a pontos controvertidos.
Outras informações
- Auditores e servidores de Tribunais de Contas
- Servidores responsáveis por controles internos
- Fornecedores e prestadores de serviço
- Membros de comissões de licitação
- Membros dos Ministérios Públicos
- Gestores de Órgãos e programas
- Ordenadores de despesas
- Prefeitos e servidores de Prefeituras
- Servidores das câmaras legislativas
- Servidores responsáveis pelas contratações diretas
- Servidores vinculados a Tribunais e órgãos jurídicos
- Demais profissionais interessados
Conteúdo Programático
Mitos e Verdades
- O que todo comunicador precisa saber.
As partes do relatório
- Elementos preliminares, textuais e suplementares: visão geral do processo.
Módulo I - ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
- Capa – Como definir uma identidade gráfica institucional.
- Folha de rosto – Quais informações devem constar na ficha técnica do trabalho.
- Agradecimentos – Como agradecer às pessoas/entidades/ institutos de pesquisa, que contribuíram de forma relevante para a elaboração do produto final.
- Resumo – Como produzir resumos executivos claros, concisos e eficazes. Como fazer com que o resumo forneça elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a conveniência ou não de se consultar o relatório na íntegra.
- Lista de siglas – Como redigir siglas corretamente e quando utilizá-las.
- Lista de tabelas e Lista de Figuras – Quais os recursos disponibilizados pelo aplicativo Word para construí-las.
- Sumário – Como fazer com que o sumário permita uma visão global do relatório e facilite sua consulta.
Módulo II - ELEMENTOS TEXTUAIS
- Introdução – Como redigir com eficácia os itens objeto, antecedentes, objetivos e escopo do trabalho, metodologia e forma de organização do relatório.
- Questões de auditoria – Como ordenar os problemas encontrados em grau decrescente de importância. Qual a sequência correta para desdobrar o texto em seções e subseções.
- Conclusão – Como trazer para o leitor uma visão geral e sintética dos assuntos tratados. Como destacar os pontos fortes do trabalho, as principais oportunidades de melhoria e os possíveis benefícios esperados. Como relatar as dificuldades enfrentadas e destacar as iniciativas empreendidas no sentido de superar essas dificuldades.
- Proposta de encaminhamento – Como explicitar as recomendações e determinações que a equipe entende devem ser submetidas aos gestores do órgão/programa e a instâncias superiores para a melhoria do desempenho do objeto.
Módulo III – ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
- Referências – Como fazer com que o teor da legislação seja sucintamente explicado ao leitor.
- Apêndices e Anexos – Como distinguir um de outro. O que pode/deve ser incluído. Natureza informativa ou normativa dos Apêndices e Anexos
Módulo IV – APRESENTAÇÃO DE DADOS
- Perguntas essenciais – Como produzir ilustrações tecnicamente rigorosas e visualmente atrativas.
- Apresentação de dados – Como demonstrar que as conclusões estão baseadas em evidências e análises cuidadosas. Como persuadir aqueles que folhearem o texto a lê-lo mais atentamente.
- Tabelas – Como formatá-las. Como e quando utilizá-las. Tamanho da tabela. Precisão: é conveniente arredondar porcentagens e cifras numéricas?
- Quadros – Como formatá-los. Como e quando utilizá-lo. Diferenças entre quadro e tabela.
- Regras gerais para o uso de ilustrações
- Gráfico – Como utilizá-los com propriedade e elegância. Qual o papel da criatividade nessa questão. Como administrar as expectativas do leitor acerca da inclusão de gráficos em um relatório. Quais os tipos de gráfico comumente utilizados.
- A receita do insucesso – O que pode dar errado nesse processo. Cuidados a serem tomados pelos Profissionais.
- Diagramas, mapas, fotografias e caixas de texto – Regras gerais de uso. Fluxogramas e Organogramas. Mapas geográficos e de dados. Como e quando utilizá-los. O que considerar quanto à inclusão de fotos em um relatório. Princípios básicos para elaboração e inclusão de caixas de texto.
Módulo V – ESTILO DE REDAÇÃO
- Como evitar o uso de “Curingas”
- Como utilizar com propriedade o paralelismo
- Dica da ABNT: Como utilizar a estrutura DEVE, PODE, CONVÉM
- Como anda seu conhecimento gramatical? Verificação dos principais erros capazes de comprometer a credibilidade do texto perante o leitor.
- Dicas finais: Como obter coesão textual por meio do sequenciamento lógico das ideias e do uso de conectivos adequados. Como preservar a impessoalidade. Como evitar longos trechos descritivos, que não acrescentem informação útil à fundamentação dos argumentos. Citações diretas e indiretas: Como e quando utilizá-las.
INVESTIMENTO
R$ 1.490,00
Data:
31 de março a 04 de abril de 2025
Carga horária:
20 horas-aula
Investimento
R$ 1.490,00