Apresentação
Já é ponto pacífico que as organizações públicas e privadas passam, hoje, por uma mudança acelerada. O momento pós- pandêmico afetou, de forma indelével, os relacionamentos, a comunicação e a gestão. A aceleração da quarta revolução industrial, a instalação do trabalho híbrido e as alterações no cenário socioeconômico global são apenas alguns dos aspectos que contribuem para o estabelecimento deste novo cenário planetário, que já vem sendo chamado de “mundo BANI”: um acrônimo que veio substituir o “mundo VUCA”, resumindo a ideia de uma realidade Brittle (frágil), Anxious (ansiosa), Nonlinear (não-linear) e Incomprehensible (incompreensível).
As consequências dessas mudanças também já se fazem ver no âmbito profissional, e as organizações públicas e privadas – e, principalmente, suas lideranças – estão sendo chamadas a atuar em contextos cada vez mais desafiadores. Uma das questões mais prementes é, justamente, o entendimento sobre o novo papel das lideranças e a melhoria da comunicação entre líderes e liderados, competência transversal que impacta diretamente as relações interpessoais, bem como a segurança psicológica no ambiente profissional, afetando não apenas a ambiência no local de trabalho, mas, também, o alcance de metas.
Além disso, à medida em que evoluímos como sociedade, há cada vez mais expectativa dos cidadãos em geral de que aspectos de inclusão, empatia e respeito à diversidade sejam cada vez mais presentes na realidade do serviço público brasileiro. Portanto, as antigas competências para liderar já não são o bastante: e é importante criar oportunidades de estudar e praticar sobre todos esses temas, bem como elevar o nível de autoconhecimento das lideranças e compartilhar técnicas para fazer com que conversas difíceis e feedbacks assertivos possam fluir, principalmente com a chegada de uma nova geração ao mercado de trabalho, com novas exigências dialógicas.
Considerando todos esses aspectos, propomos um Programa de Desenvolvimento de Gerências que reconhece e trabalha essas necessidades específicas de desenvolvimento de competências, de forma integrada e consequente, atendendo às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de Tribunais Superiores, para o suporte à Gestão por Competências.
Objetivo
Objetivo Geral
Prover os participantes de conhecimentos atualizados e melhores práticas que os apoiem em sua atuação como líderes, estimulando o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais e de ferramentas que auxiliem no gerenciamento de processos e pessoas, bem como no exercício de suas demais atividades.
Objetivos Específicos
- Aprofundar o entendimento dos lideres capacitados quanto ao papel das lideranças táticas e estratégicas na execução do Planejamento Estratégico do órgão público;
- Conscientizar os treinandos quanto às oportunidades trazidas pela transformação digital no aprimoramento e na otimização dos processos de trabalho;
- Apoiar os participantes na implementação de um planejamento de sucessão das lideranças, em suas Unidades.
Outras informações
- Fortalecer competências e acelerar a aprendizagem das lideranças
- Valorizar a experiência dos líderes e ampliar o alcance da capacitação
- Promover integração, troca de boas práticas e apoio contínuo entre áreas.
- Melhorar desempenho, produtividade e retenção de gestores de alto nível.
Conteúdo Programático
Aula 01
O papel das lideranças táticas e estratégicas – A evolução dos conceitos de lideranças nas organizações e a revisão das expectativas de competência das lideranças. O contexto específico do poder público brasileiro. A nova liderança e suas competências essenciais. A relevância da liderança para o alcance das metas estratégicas. A questão das soft skills e sua importância para o alcance de metas; a migração da liderança do plano tático para o estratégico (com exemplos e estudo coletivo de casos). Processo de Sucessão nas Lideranças Táticas e Estratégicas: Fortalecimento das lideranças nos planos táticos e estratégicos para a melhoria dos resultados e o alcance de metas. Sucessão nas organizações públicas: o uso da mentoria como estratégia de sucesso. O impacto da transição geracional nas organizações públicas.
Aula 02
Comunicação Empática, assédio e a importância da criação de um ambiente psicologicamente seguro – O papel do gestor na criação de uma ambiência psicologicamente segura, e como isso afeta os resultados esperados. Estudo de caso: o que dizem as pesquisas sobre a importância da ambiência psicologicamente segura no trabalho x a realidade brasileira. Raio X da rota da violência na sociedade e no trabalho e estratégias para manter as relações saudáveis e produtivas. Conversas difíceis e como devem ser compreendidas. Práticas de comunicação assertiva e simulação de casos. Como reconhecer, prevenir e combater o assédio moral e sexual no trabalho.
Aula 03
Feedback e Conversas Difíceis: Estratégias para Relações Saudáveis e Gestão de Conflitos no Serviço Público - negociação e mediação de conflitos no serviço público. Entendimento sobre a dinâmica do conflito e sua mediação, nas organizações. Apresentação dos conceitos da comunicação não-violenta e seus impactos nas relações profissionais e na inclusão (com atividades práticas de simulação e de aplicação da Comunicação Não Violenta na melhoria do feedback e do diálogo entre líder e liderado (com simulação de feedback com base em técnicas de neurosemântica).
Aula 04
Ética e Integridade na Administração Pública
Por que a Ética e a Integridade não é são temas tão óbvios quanto pode parecer; Os desafios da ética no mundo moderno; Nossa herança cultural ajuda ou atrapalha a ética em nossas organizações? Estudo de caso e exemplos de mudanças de paradigmas éticos na sociedade brasileira que afetam o serviço público. Similaridades e diferenças entre ética e compliance; Ética no trabalho, assédio e discriminação: que você deve conhecer; Discriminação, preconceito, bullying, diversidade: por que essas palavras ganharam tanta força? A violência moral, a violência simbólica e suas consequências.
Aula 05
A importância da inclusão e do enfrentamento da discriminação
Entendendo as origens da discriminação e seus aspectos culturais. Aspectos práticos e legais da cultura da inclusão, no serviço público. Formas pouco reconhecidas de discriminação e exclusão: como reconhecer e combater? O que é um ambiente inclusivo e não discriminatório, quais são suas vantagens e impactos na realidade do serviço público (com simulação de cases comuns no serviço público).
Aula 06
Avanço Digital na Gestão Pública Brasileira – Inovação, recursos de IA e outras ferramentas
O Cenário da Transformação Digital no Setor Público: o que é Transformação Digital e por que é crucial para o governo? O panorama brasileiro: Iniciativas chave (Plataforma gov.br, Estratégia de Governo Digital), legislação relevante (LGPD no setor público, Marco Legal das Startups e o impacto em compras públicas). Desafios comuns na administração pública: Cultura organizacional, restrições orçamentárias, sistemas legados, resistência à mudança, aquisição de tecnologia. O papel da liderança na condução da mudança digital: Inovação e Novas
Abordagens na Gestão Pública; Inovação além da tecnologia: Inovação em processos, serviços e modelos de gestão.
INVESTIMENTO
R$ 2.190,00
Data:
11 a 15 e 18 de maio de 2026
Horário:
8h30 às 12h30
Carga horária:
24 horas
Investimento
R$ 2.190,00